A gigante Pepsi acaba de lançar um novo conceito para suas garrafas de refrigerante. Pela primeira vez, a embalagem PET é 100% verde. O plástico foi fabricado usando apenas matérias-primas orgânicas, como grama, cascas de pinha e de milho.
O objetivo é reduzir as emissões de carbono que vão para a conta da PepsiCo, que também produz outras bebidas e alimentos como salgadinhos. A princípio, o conceito será aplicado apenas na venda do carro-chefe: o refrigerante de cola. A marca, porém, já prevê expandir o uso das embalagens verdes para outras linhas. Testes para novos plásticos já estão sendo feitos com restos de batata e aveia.
O plástico verde já existe há alguns anos e é a aposta de grandes empresas do setor. Algumas fabricam plásticos biodegradáveis que ainda utilizam matérias-primas derivadas do petróleo na mistura, mas já há produtores no Brasil vendendo plásticos como os usados pela Pepsi, feitos com amido de milho ou mesmo a mandioca.
“Esta é uma inovação marcante e um desenvolvimento transformador para nós e para a indústria de bebidas”, declarou otimista a CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, em nota. A nova garrafa deve chegar ao mercado em 2012.