| ALEXANDROS VASMOULAKIS |
| ANTÓNIO BOKEL |
| FIDEL ÉVORA | JORGE PEREIRA |
| PAULO ARRAIANO | ±MAISMENOS±|
18 de Junho a 30 de Julho
Inauguração >> 18 de Junho >> 18h30
LAC – Laboratório de Actividades Criativas
(Antiga Cadeia de Lagos)
Largo Convento Sr.ª da Glória
8600 - 660 Lagos - Portugal
De Maio a Junho de 2011 o LAC desenvolve a 1ª Edição de ARTUR - Artistas Unidos em Residência, com curadoria de Sofia Fortunato.
ARTUR é um projecto único no Algarve que envolve alguns dos nomes mais importantes da actual cena mundial da Arte de Rua. A exposição será composta por uma residência artística na antiga cadeia de Lagos de seis artistas internacionais, nacionais e locais: Alexandros Vasmoulakis da Grécia, António Bokel do Brasil e Portugal será representado por ±MAISMENOS±, Paulo Arraiano, Fidel Évora e Jorge Pereira.
O objectivo do ARTUR é criar sinergias de descentralização entre o talento e a participação artística, de modo a incentivar e acrescentar valor ao turismo cultural da cidade de Lagos.
Durante os 20 dias de residência, os artistas terão toda a liberdade para criar o seu trabalho no interior e exterior do espaço colectivo da antiga cadeia de Lagos, que estará disponível para qualquer intervenção, adaptação ou criação artística.
A inauguração da exposição a 18 de Junho e o lançamento do catálogo ARTUR´11 marcam o fim do processo criativo desenvolvido pelos artistas e o início da partilha dos trabalhos com público.
CALENDARIZAÇÃO ARTUR 2011
31 Maio a 18 Junho - Residência Artística
18 Junho – Inauguração da exposição ARTUR
18 Junho a 30 Julho – Exposição
Actividades paralelas a anunciar
O LAC é uma estrutura apoiada pelo Ministério da Cultura e Direcção Geral das Artes.
O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma Associação Cultural sem fins lucrativos formada em 1995 e com sede no edifício da antiga cadeia de Lagos. Construção arquitectónica cujos alicerces edificam sobre um antigo Convento é local de história fazendo parte integrante na história da própria cidade. Este edifício construído com outros objectivos revelam actualmente uma dicotomia interessante de prisão/reclusão VS espaço de criatividade/liberdade, ao tornar-se espaço de criação reverteu assim os moldes da sua existência, agora as celas são espaço de ateliê para artistas cuja sua utilização e trabalho contribuíram para a revitalização deste edifício da cidade dotando-o de uma nova história. A associação é espaço de residências artísticas com 13 anos de existência e tem como prioridade para 2010 desenvolver e alargar o PRALAC – Programa de Residências Artísticas no LAC, com o objectivo principal de dinamizar e promover a criação artística na região e especialmente na zona do Sudoeste Algarvio.
Mais informações acessem:
www.lacassociacaocultural.blogspot.com
http://www.artistasunidosemresidencia.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário