(1844--1910)
Henri Rousseau, nascido em 1844 em Laval ( França), foi talvez o único pintor naïf que conseguiu ser base de estudo para movimentos posteriores, como o surrealismo e o simbolismo.A sua obra foi, de início, objecto de manifestaçao de pouco apreço ou mesmo de repúdio, devido ao estilo infantil e ingênuo. No entanto, o pintor conseguiu presença constante no Salon des Indépendents, exposição fundada em 1884 que não estava sujeita à apreciação de um júri.
Começou a pintar com mais de 40 anos, Pintava de modo intuitivo, sem preocupações teóricas, movido apenas por um objetivo concreto: Reproduzir na tela a realidade circundante com a maior fidelidade possível. Renunciou, contudo, à perspectiva linear da arte clássica, que não dominava completamente, e conferiu à realidade uma aparência onírica.O fascinio pela natureza e a fértil imaginação inspiraram-no na pintura de florestas exuberantes e cenas fantásticas como, A Cigana Adormecida (1905), A Encantadora de Serpentes e O Sonho (1910).
Henri Rousseau foi condenado a um mês de prisão Após roubar 20 francos num escritório de advogaciaonde trabalhará entre 1863 e 1867, Rousseau alista-se voluntariamente no 51º Regimento de Infantaria de Angres para um período de 7 anos, o qual não chegará ao fim por ser dispensado em 1868. Neste mesmo ano o seu pai morre e Rousseau estabelece-se em Paris onde, no ano seguinte se casa com a primeira mulher, Clémence Boitard, uma costureira, com quem terá cinco filhos dos quais quatro morreu de turbeculose. A partir de1871, e após ter trabalhado como empregado de um oficial de diligências, Rousseau inicia o seu trabalho na alfândega de Paris. Decorridos 19 anos de casamento Clémence morre vítima de tuberculose e Rousseau volta a contrair matrimónio 10 anos depois, em 1899, com a viúva Joséphine-Rosalie Nourry. Pouco tempo depois, em 1903, morre também a sua 2ª mulher, um ano após Rousseau se tornar professor na Association Philotechnique onde ensina a técnica da pintura em porcelana e de miniaturas. Para viver, tocou violino na rua e deu aulas de pintura.
Condenado por estelionato em 1909, obteve suspensão da pena.
Henri Rousseau morreu em Paris no ano de 1910 aos 66 anos a 2 de Setembro de 1910 vítima de septicemia.
(texto adaptado do google)
Jorge Amado observou: "Sou daqueles que acham que a única pintura (falo de pintura, não de gravura e desenho) brasileira que possui caráter realmente nacional e se expressa numa forma decorrente de nossa cultura mestiça é a pintura 'naif', ingênua, primitiva - cada um escolha a designação que lhe pareça melhor."
Picasso comentou sobre Rousseau: "Rousseau não é um caso. Ele representa a perfeição de uma certa ordem de pensamento." Em outra oportunidade, Picasso afirmou: "O velho Rousseau era um colorista genial."
O Brasil, a França, a ex-Iugoslávia, o Haiti e a Itália são os "cinco grandes" da arte "naif" no mundo. A pintura "naif" brasileira é muito rica, devido à diversidade de temas relativos à fauna, à flora, ao sincretismo religioso e às várias etnias.
Os "naifs" pintam sem regras e sem constrangimentos, mas são criadores de suas obras, de personalidade própria. Eles são, em geral, autodidatas. Sua pintura não é ligada a nenhuma escola ou tendência.
0 comentários:
Postar um comentário