BLOGGER TEMPLATES AND YouTube Layouts »

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Computadores de US$ 100 viram aposta para a educação no mundo todo







Em tempos de tablets e supercelulares, uma tecnologia bastante simples está conseguindo se espalhar pelo mundo. E não é exagero. Pessoas das áreas mais isoladas da África, da Ásia e das Américas já tem em mãos o OLPC, um computador de primeira necessidade.




A One Laptop per Child (um computador por criança, nome que dá origem à sigla) é uma linha de notebooks leves e sem muitos recursos especiais. O desenho do produto mais conhecido lembra um brinquedo, todo revestido de plástico e com alças. Com tudo isso, não é nem preciso dizer que o público-alvo são as crianças, mas são, sobretudo, crianças que dificilmente tem a chance de ter contato com a tecnologia.

O objetivo do projeto é tornar os computadores baratos o suficiente para que eles possam ser adotados em programas de educação promovidos pelos governos ou por ONGs em áreas mais distantes das grandes capitais. A história começou com um programa das Nações Unidas que desafiou desenvolvedores a criar um computador que custasse menos de US$ 100. O professor do MIT (Massachussetts Institute of Technoloy) Nicholas Negroponte foi um dos que se dedicou ao desafio, e acabou fundando a entidade One Laptop per Child, que não tem fins lucrativos.

As áreas afetadas por conflitos no Oriente Médio, por exemplo, já receberam o produto com a ajuda da agência da ONU que atende os palestinos. Na África, os aparelhos chegaram a escolas de Ghana, Ruanda e Etiópia com apoio

dos governos locais. Até mesmo no Brasil o projeto foi aplicado, concentrando-se em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Mais tarde, Brasília, São Paulo, Amazonas e Paraíba. Ao todo, a organização calcula que mais de 2 milhões de crianças já tenham sido atendidas pelo projeto no mundo.

Para quem gostou da ideia, o OLPC recebe doações e inscrições de voluntários pelo seu site. Desenvolvedores podem participar criando novos softwares. A entidade também precisa de tradutores para várias línguas e de organizadores de eventos para divulgar o projeto. Comprar um aparelho, porém, é mais difícil. Eles só são vendidos em grandes negociações entre governos ou organizações, mas o internauta pode achar alguns modelos sendo vendidos individualmente no site de compras e-bay.




Mais informações acessem: http://one.laptop.org/

0 comentários: