BLOGGER TEMPLATES AND YouTube Layouts »

domingo, 1 de maio de 2011

RUMOS ITAÚ CULTURAL - ARTES VISUAIS NA PARAÍBA

A Paraíba recebe a curadora, Sânzia Pinheiro, que integra o Programa Rumos Artes Visuais 2011/2013

De 01 a 08 de maio, a Paraíba recebe a curadora, Sânzia Pinheiro, que integra o Programa Rumos Itaú Cultural – Artes Visuais, em sua quinta edição, dando continuidade ao processo de visitação a diversas cidades brasileiras com a participação de curadores e profissionais envolvidos com o objetivo de investigar, mapear e incentivar a atual produção em arte contemporânea brasileira.

O curador geral da edição Rumos Artes Visuais 2011-2013, Agnaldo Farias, coordena quatro equipes de curadores que estarão percorrendo todas as regiões brasileiras. Cada grupo é formado por um curador de equipe e dois curadores de mapeamento, que farão o rastreamento em sua região de origem. Para a Paraíba, sob a coordenação de Felipe Scovino, a curadora de mapeamento, Sânzia Pinheiro (RN), estará em João Pessoa, Campina Grande e Sousa.

Em João Pessoa ela estará na segunda-feira, 02 de maio, com a palestra a realizar-se na USINA CULTURAL ENERGISA, de 9h às 12h. No dia 05, estará em Campina Grande e, dias 06 e 07, em Souza. A cada visita será realizada uma conversa com os artistas para apresentação do programa e em seguida ela fará agendamento de visita a ateliês.

As visitações já aconteceram em Natal e Mossoró (RN), Teresina (PI), Juazeiro, Crato, Sobral e Fortaleza (CE).

O Rumos Itaú Cultural tem suas inscrições abertas até o dia 29 de maio de 2011, que serão realizadas apenas on-line pelo site do Itaú Cultural e o material/portfólio solicitado na inscrição deverá ser enviado pelo correio para a sede do Itaú Cultural em São Paulo. O candidato deve atuar no Brasil e ter iniciado sua trajetória profissional a partir de 2000, o que será comprovado por participação em exposições. A inscrição, gratuita, é restrita a pessoas físicas, sem limitação etária, e voltada a artistas, com formações diversas.

Os artistas selecionados terão oportunidade única de aprimoramento profissional por meio de ações de formação, tais como, participação em cursos, palestras e workshops. As ações geram ainda exposições, divulgação em mídia, possibilidades de concessão de bolsas de estudo, dentre outros, contribuindo com um olhar artístico mais abrangente, sensível à diversidade de linguagens que integram o panorama artístico do país.



Mini biografia da curadora

Sânzia Pinheiro Barbosa (Natal-RN) graduada em pedagogia; especialização em filosofia, e mestrado em Ciências Sociais pela UFRN. Fez curso com Fernando Cocchiarale, Chuz Martinez e Paulo Reis. Integrou a Rede Nacional Funarte-2007 (Boa Vista-RR). Coordenou o Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal (9ª e 13ª edições). É membro do Colegiado de Artes Visuais (Representação/Nordeste). Entre os projetos de residências artísticas e intervenção que coordenou: PANORAMA 8.0, em 2004; VISUAIS-2005; DENcidade-2007(Conexões Artes Visuais MINC/Funarte); duas edições do PROSPECTA 2008-2009 (Rede Nacional Funarte Artes Visuais/ MinC). Manteve ao lado do artista Jean Sartief a coluna semanal “Fermentações Visuais”, de artigos críticos-reflexivos sobre a arte contemporânea, questões discutidas nacional e internacionalmente, no jornal Tribuna do Norte (entre os anos de 2007 e 2009). Além de contribuições com a imprensa local, Sânzia possui textos publicados no catálogo do Projeto Tripé/2008 SESC, no catálogo da 10ª Bienal de Havana-2009 e na Bienal de Porto Santo-Portugal-2007. Coordenou o Setor de Artes Visuais da Fundação Cultural Capitania das Artes entre 2009-2010.

Contatos:

Site: https://www.itaucultural.org.br/cadastros/inscRumos2011

Usina Cultural Energisa

Rua Juarez Távora, 243, Torre - João Pessoa-PB

Tel (83) 3221.4985

e-mails:

dyogeneschaves@hotmail.com

usina@energisa.com.br

0 comentários: