BLOGGER TEMPLATES AND YouTube Layouts »

sábado, 2 de abril de 2011

Oficina teórica Portfólio de artista Itaú Cultural Rumos Artes Visuais



Oficina teórica

Tema: Portfólio de artista

Palestrante: Janaína Melo

Data: 6 de abril de 2011, quarta-feira, de 9h às 12h

Local: Usina Cultural Energisa (Rua Juarez Távora, 243, Torre, João Pessoa-PB, fone 3221.5346 ou 3221.6343)

Público-alvo: novos artistas, interessados nas artes visuais, professores de arte, educadores etc.

Inscrições: de 30 de março a 5 de abril (pela internet)

Vagas limitadas: 50 participantes

Observação: os interessados devem enviar nome completo e telefone de contato, solicitando inscrição na Oficina, aos endereços eletrônicos: usina@energisa.com.br


A oficina

De março a maio de 2011 o programa do Itaú Cultural Rumos Artes Visuais 2011/2013 organiza a oficina teórica Portfólio de artista. Com duração de 3 horas a oficina é constituída por um conjunto articulado de ações em 14 cidades do Brasil voltado principalmente para a promoção, discussão e formação ampliada acerca da experiência artística contemporânea. Seu objetivo maior é contribuir na organização, sistematização e apresentação de trabalhos de arte assim como promover uma reflexão acerca do que seja um portfólio e suas diferentes formas de elaboração.

Em João Pessoa, a oficina Portfólio de artistaque ocorrerá numa parceria com a Usina Cultural Energisa visa alcançar tal meta oferecendo exemplos e análise em grupo de portfólios e plataformas distintas de apresentação do trabalho de arte existentes na cena contemporânea. Pretende também conduzir por meio de discussões com os participantes, questões concernentes a escrita de artista. Se, por um lado, há o propósito de muitas vezes informar os participantes, na medida do possível deseja-se igualmente que tais reflexões possam ser desencadeadoras de discussões sobre o momento atual que levem ao aprofundamento das reflexões acerca dos contextos específicos da cena contemporânea a partir de cada lugar.


A ministrante

Janaina Melo é historiadora com atuação na área crítica de arte, curadoria, pesquisa e ensino de história da arte. Graduada em História (FAFICH/UFMG) e pós-graduada (Lato Sensus) Pesquisa e ensino em Arte Contemporânea (Escola Guignard, UEMG). Colaboradora da Editora C/Arte na organização de livros da coleção Circuito Atelier. Foi coordenadora do Departamento de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha, entre 2005 e 2007. Assistente curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2008-2009). Atualmente é Coordenadora de Arte e Educação do Instituto Cultural Inhotim, Brumadinho (MG), professora de Crítica de Arte da Escola Guignard UEMG e curadora do Programa de residência artística JA CA e do Projeto Atelier Aberto – Escola Guignard UEMG. Possui textos publicados nos livros Através: Inhotim Centro de Arte Contemporânea. [PEDROSA, Adriano, MOURA, Rodrigo (org.)]. Belo Horizonte: Instituto Cultural Inhotim, 2008 e Projeto Bolsa Pampulha – Edição 2005-2006. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, 2008. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

0 comentários: