BLOGGER TEMPLATES AND YouTube Layouts »

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cinema Adentro 2011 leva audiovisual paraibano para mais quatro cidades do estado


O projeto, que está em sua terceira edição, terá início na cidade de Zabelê no dia 08 de abril

Difundir continuamente o cinema paraibano, mostrando sua diversidade de filmes, seja nos modelos de produção, seja nas temáticas das histórias contadas. Esse é o objetivo maior do Cinema Adentro, projeto realizado pela Associação Brasileira de Documentaristas - seção Paraíba (ABD-PB) que este ano leva oficinas e mostra de cinema paraibano para as cidades de Zabelê, São José de Piranhas, Mataraca e Nazarezinho.

Promovido pela Associação Brasileira de Documentaristas – seção Paraíba e com patrocínio do Banco do Nordeste, O Cinema Adentro é formado por um grupo de cineastas e técnicos de João Pessoa que viaja promovendo oficinas de audiovisual e mostra de cinema paraibano para as cidades do estado com até 100 mil habitantes.

O objetivo do projeto é estimular a formação do olhar e o pensamento crítico das populações das cidades visitadas a partir do universo regional apresentado nos filmes, fomentando assim o conhecimento do patrimônio cultural imaterial paraibano.

Nesse ano,o projeto passará pelas cidades de Zabelê, de 08 a 10 de abril, São José de Piranhas, de 22 a 24 de abril, Mataraca, de 06 a 08 de maio e Nazarezinho, de 20 a 22 de maio. Tanto a mostra de filmes quanto as oficinas são gratuitas. O Cinema adentro deste ano conta também com o importante apoio do SEBRAE, da Ascuza, do Cine Nazareth e das prefeituras municipais de Zabelê, São José de Piranhas, Mataraca e Nazarezinho.

Em três dias de evento, serão realizadas duas oficinas: como criar e manter um cineclube na sua cidade, ministrada por Liuba de Medeiros, produtora, cineclubista e integrante da diretoria da ABD-PB e introdução à realização audiovisual, ministrada por Lúcio César, que já atuou em quase todas as áreas de realização audiovisual, como produção, som direto, fotografia, direção e edição e por Ely Marques, que atua como realizador e editor de filmes como também faz parte da diretoria da ABD-PB. Ambas as oficinas tem duração de 8 horas por dia e tem o objetivo de estimular a expectação, realização e o gosto pelo audiovisual.

A mostra de cinema paraibano é realizada na noite dos três dias. Para este ano, a curadoria realizada pelo cineasta Bruno de Sales tem como objetivo mostrar a pluralidade do cinema produzido atualmente na Paraíba. O barateamento das tecnologias de captação e finalização de filme fez com que as produções feitas no estado triplicassem de cinco anos pra cá, tendo como resultado filmes bastante diversos – seja nos seus modelos de produção, seja nas suas histórias ou personagens. Bruno de Sales dividiu a mostra em três blocos temáticos: 1- cine-biografias curtas, 2- filmes que dialogam com outras cinematografias, 3- filmes de conteúdo fantástico, que extrapolam as fronteiras paraibanas de tempo e espaço. Com isso, a equipe do projeto visa que o público tenha uma visão abrangente do cinema feito hoje na Paraíba.

Saiba mais acesse: http://www.cinemaadentro.com/

0 comentários: