BLOGGER TEMPLATES AND YouTube Layouts »

terça-feira, 12 de abril de 2011

Bryan Lewis: psiconáutica e auto-retratos

Fonte: Coletivo Desentorpecendo a Razão

Bryan Lewis era um artista que havia começado a fazer uma série de obras peculiar: desenharia um auto-retrato todos os dias. Já estava realizando sua empreitada, quando uma série de fatalidades ocorreu em sua vida: uma grande amiga tinha acabado de se mudar para uma pequena igreja velha que ela estava transformando em casa, quando um incêndio nessa casa a matou enquanto dormia; no dia seguinte ao funeral de sua amiga, seu melhor amigo atira na própria cabeça com um revolver e sobrevive à tentativa de suicídio, com danos mentais permanentes; ainda durante o período de internação desse amigo, Bryan teve um grave problema num pulmão e teve de arrancar um pedaço dele. Após essa cirurgia, sem uma parte de se pulmão, um amigo lhe chamou para fazer um “hiking”, e lá foi Bryan, com o seu tanquezinho de oxigênio montanha acima. Lá ele teve uma experiência de vida observando a natureza e conseguindo se ver vivendo num mundo completamente novo (e de como a experiência de desenhar o ajudava nisso).

Bem, não muitos dias depois, após um surto psicótico de um amigo, ele tem uma epifania e decide que não apenas ele faria um auto-retrato por dia, mas como ele tomaria também um tipo diferente de droga todo dia…

O resultado disso é essa fantástica série de auto-retratos feitos por Bryan durante o efeito de diversos tipos de drogas, em especial de drogas pesadas líticas, como calmantes, anti-psicóticos, etc.

Dispomos os links para a entrevista (em inglês) com Bryan onde ele explica todo o seu projeto e conta essa história, e também a lista com todos os auto-retratos selecionados pelo artista em seu site.

Aqui estão alguns de seus auto-retratos e suas respectivas substâncias.


Inalando líquido de isqueiro


7.5mg de Percocet


Salvia Divinorum (desenhado logo antes mas principalmente logo depois)

Morfina IV (dose desconhecida)

Maconha


0 comentários: